20 (2).JPG

GUIA DE CUIDADO E MANUTENÇÃO

Uma peça feita a mão merece todo carinho e cuidado

Tudo na vida muda com o tempo. Com as joias, o caminho é o mesmo. As formas de uso, armazenagem e o próprio tempo em si fazem com que a peça se transforme. Peças com histórias carregam marcas ♥

Todo processo que ocorre por características naturais nos metais, como a oxidação, são processos que podem ser revertidos facilmente com técnicas  caseiras. Abaixo segue nosso guia de cuidados e manutenção com as peças do Studio Dalzotto.

Oxidação | Todos os metais passam por um processo natural de oxidação quando estão em contato com ar e umidade. A oxidação é parte da história da sua peça, mas é bom saber todos os cuidados para retardar esse processo, e, também, como limpa-la depois que isso acontecer.

Cuidados com a peça| Se sua peça tiver madeira ou pintura acrílica, evite contato com água constante, não tome banho ou entre em piscinas e mar com a peça. O contato com cloro e maresia faz mal e pode danifica-la mais facilmente com o tempo.

Evite contato com qualquer tipo de produto químico, eles podem remover camadas  de proteção como o verniz que protege a pintura das peças, ou o banho de peças que possuem esse tratamento de superfície, além de que, dependendo da substância, contatos com produtos químicos podem causar reação e oxidar a prata precocemente.

Evite usar a peça em atividades físicas ou qualquer atividade que gere tensão e impacto sobre ela.

Armazene-a em sua caixinha e/ou saquinho individual. Caso queira protege-la ainda mais, guarde dentro de saquinhos tipo "ziplock".

Limpeza | Para peças polidas: Lave com água morna e detergente neutro, seque bem e finalize com uma flanela macia, aquelas "flanelas mágicas" que vendem para limpar prata são ótimas para esse tipo de acabamento. Use conforme especificação do fabricante.

Para peças foscas: lave com água morna, detergente neutro e a parte verde escura da esponja de lavar louça, na direção do risco da peça. Seque bem. Para limpeza das peças, passe a bucha apenas sobre a prata, nunca nas áreas de pintura (como os corações vermelhos), pérolas e/ou pedras que não sejam diamante (devido à sua alta dureza, ele não sofre dano nesse processo).

 

Produtos específicos para limpeza da prata: Silvo, Brasso e Monzi (azul). Use conforme indicações do fabricante.  Nós aqui do Studio gostamos muito de utilizar o Monzi para limpeza de correntes e das peças lúdicas. Evite usar esses produtos em peças com pérolas. Por serem muito abrasivos, podem acabar danificando elas facilmente. 

Peças com banho | Os banhos, sejam eles de ouro ou ródio, são camadas superficiais que cobrem a peça, trazendo uma nova coloração. Eles tendem a sair com uso e atrito, porém, sempre podem ser renovados. Caso sua peça apresente esse tipo de desgaste, basta enviá-la para o Studio que te passaremos o custo de refazer o banho e encaminharemos a peça para renovação, te enviando assim que pronta.

Para qualquer dúvida envie uma mensagem via instagram para @studidalzotto ou via whatsapp para 11 98490 3744. 

Aliança Transitar (2).jpg

WhatsApp

11 98490 3744

Instagram